ICE polícia de imigração dos Estados Unidos

Agentes do ICE prendem manifestante na cidade do Oregon (EUA), no ano passado (Divulgação/USGov)

  • Polícia de imigração do governo Donald Trump, que vem cometendo abusos e até assassinatos, irá atuar nas operações de segurança da delegação dos Estados Unidos durante os Jogos Olímpicos de Inverno
  • O órgão diz que fará apenas ações operações investigativas, sem atividades de ordem pública. Ainda assim, a notícia despertou fortes críticas da prefeitura de Milão, sede dos Jogos

Causou surpresa a confirmação nesta terça-feira (27) da presença do ICE, a polícia de imigração dos Estados Unidos, durante as Olimpíadas de Inverno Milão/Cortina, que começarão em 6 de fevereiro. Famosa pelas ações truculentas contra imigrantes no governo de Donald Trump, a agência assegura que apenas irá auxiliar as operações de segurança da delegação americana.

+ Leia e assine a newsletter “Zona Mista”, no Substack

Para isso, serão enviados membros da Divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE e não os violentos agentes do departamento de Operações de Execução e Remoção (ERO), responsáveis por inúmeras ações que ignoram os direitos humanos contra imigrantes e até por duas mortes de cidadãos americanos, Renee Good e Alex Pretti, ocorridas neste mês na cidade de Minneapolis (EUA).

“Milícia que mata”

Mesmo com a promessa de um trabalho basicamente de monitoramento e sem envolvimento direto com a segurança dos Jogos Olímpicos, a notícia da presença do ICE teve uma péssima repercussão entre os italianos. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, reagiu de forma enfática. “O ICE não é bem-vindo a Milão, evidentemente. Esta é uma milícia que mata, que invade as casas das pessoas sem autorização”, afirmou Sala, cobrando uma posição firme do governo da Itália.

+ Acompanhe o blog Laguna Olímpico no TwitterFacebook e Instagram

“Eu me pergunto de não podemos dizer ‘não’ a Trump pelo menos uma vez. Os agentes do ICE não estão alinhados ao nosso modo democrático de garantir a segurança”, enfatizou o prefeito, integrante do Partido Verde europeu, com tendência política de centro-esquerda.

Operação “panos quentes”

Depois de dizer que os agentes do ICE jamais iriam atuar no país, o ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, entrou em contato com o embaixador americano Tilman Fertitta nesta terça-feira. Na pauta, discutiram como coordenar o papel do ICE durante as Olimpíadas de Inverno.

Giovanni Malago, presidente do comitê organizador Milão/Cortina, também procurou contemporizar a situação. “Os agentes estarão presentes para os altos funcionários do governo americano e não vão atuar na segurança dos Jogos”, afirmou.

Leia também:

Ele lembrou que o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio, irão marcar presença na cerimônia de abertura, no Estádio San Siro, em Milão. Já Attillio Fontana, presidente da região da Lombardia, onde o evento ocorrerá, disse que “será apenas uma função defensiva, nada acontecerá” e o envolvimento seria apenas monitorar Vance e Rubio.

O que é o ICE?

O ICE (Immigration and Customs Enforcement) é uma agência federal criada em 2003, após os atentados de 11 de setembro ocorridos dois anos antes. Está sob jurisdição do Departamento de Segurança Interna (DHS) e divide-se em duas áreas principais:

  • HSI (Homeland Security Investigations): O braço que irá aos Jogos. Foca em crimes transnacionais (tráfico, crimes cibernéticos, propriedade intelectual).
  • ERO (Enforcement and Removal Operations): Responsável pelas ações mais violentas, efetua prisões e deportações de imigrantes dentro do território americano, com uma atuação extremamente violenta. Eles também causaram a morte de dois cidadãos americanos este ano.

Com uma função interna ou não, o fato é que a simples presença de um órgão repressor como o ICE é um insulto ao espírito das Olimpíadas. Muito me espanta que o COI (Comitê Olímpico Internacional), que promove a chamada “Trégua Olímpica” a cada edição dos Jogos, com o objetivo de construir um mundo mais pacífico, aceite isso passivamente.

+ Siga o canal do Laguna Olímpico no WhatsApp

Deixe um comentário

VOCÊ SABIA?

A Noruega é a grande potência dos Jogos Olímpicos de Inverno. Tem 406 medalhas no total, contra 330 dos Estados Unidos

Atenas 2004 Atlanta 1996 Atletismo Barcelona 1992 Cidade do México 1968 COI COI (Comitê Olímpico Internacional) Estados Unidos Helsinque 1952 Londres 1948 Londres 2012 Los Angeles 1984 Los Angeles 2028 Melbourne 1956 Montreal 1976 Moscou 1980 Munique 1972 Paris 2024 Pequim 2008 Rio 2016 Roma 1960 Sydney 2000 Time Brasil Tóquio 1964 Tóquio 2020