O ciclismo estrada é uma das formas mais antigas e tradicionais de competição com bicicleta, onde combina resistência, estratégia e superação (Crédito/Pixbay)
O ciclismo estrada é mais do que uma modalidade esportiva . É uma das formas mais antigas e tradicionais de competição com bicicleta, combinando resistência, estratégia e superação. Envolve corridas em massa ou contra-relógios, em estradas geralmente pavimentadas. Em algumas ocasiões, as provas acontecem sobre paralelepípedos ou até cascalhos. Trata-se de uma prova que exige o máximo do físico e da mente de seus atletas.
A origem do ciclismo estrada
A primeira competição de ciclismo estrada da história aconteceu em 31 de maio de 1868. O evento ocorreu no Parc de Saint-Cloud, na região de Paris. O britânico James Moore venceu os pouco mais de 1.200 metros daquela disputa pioneira. Um ano depois, Moore conquistaria uma vitória ainda mais emblemática. Ele venceu a primeira prova entre cidades, de Paris a Rouen. O percurso era de 123 km e foi completado em mais de 10 horas.
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Ao longo das décadas seguintes, o ciclismo estrada se consolidou como paixão popular, principalmente na Europa. Já em 1890, a França contava com mais de 5 mil ciclistas registrados. Foi nesse cenário que nasceu a maior prova da modalidade: a Volta da França, criada em 1900. Com 2.428 km e cinco etapas, a corrida foi vencida pelo francês Maurice Garin.
Em seguida, surgiram outras grandes voltas: o Giro d’Italia, a Volta da Espanha e a Volta de Portugal.
Ciclismo estrada no Brasil
O ciclismo chegou ao Brasil no final do século 19. As primeiras competições de estrada só aconteceram em 1933. Isso ocorreu com a criação da prova Nove de Julho, promovida pelo jornal A Gazeta Esportiva. A corrida se tornou internacional em 1947.
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Anésio Argenton foi um dos grandes nomes da modalidade no país. Ele foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Chicago-1959. Este feito foi inédito para o Brasil na época. Outro destaque foi Cláudio Rosa, vencedor do torneio internacional de Assunção, em 1952.
A história olímpica do ciclismo estrada
Muito popular, o ciclismo estrada garantiu sua presença logo na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. A prova teve 87 km e seguiu o mesmo percurso da tradicional maratona da Antiguidade. O grego Aristides Konstantinidis foi o primeiro campeão olímpic na prova da estrada.
Mesmo com a estreia promissora, o ciclismo estrada ficou de fora de Paris-1900, Saint Louis-1904 e Londres-1908. O retorno aconteceu em Estocolmo-1912. Foi nesta edição que ocorreu a prova mais longa da história olímpica: 320 km percorridos em mais de 10 horas.
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Desde então, a modalidade passou a integrar de forma contínua o programa olímpico. Mas foi somente em Los Angeles-1984 que as mulheres tiveram sua estreia oficial no ciclismo estrada olímpico. A igualdade total de eventos (corrida e contrarrelógio para ambos os gêneros) só foi alcançada nos Jogos de Atlanta-1996.
Lendas do ciclismo estrada
Masculino
- Eddy Merckx (Bélgica): maior ciclista da história, 5 Tours de France e 4 Giros.
- Fausto Coppi (Itália): 2 Tours de France (1949 e 1952) e 5 Giros.
- Tadej Pogačar (Eslovênia): tricampeão do Tour de France (2020/2021/2024).
- Primož Roglič (Eslovênia): campeão olímpico do contrarrelógio em Tóquio-2020.
Feminino
- Jeannie Longo (França): 5 medalhas olímpicas: 1 ouro (Atlanta-1996) ; 2 pratas (Barcelona-1992 e Atlanta-1996); 1 bronze (Sydney-2000)
- Kristin Armstrong (EUA): tricampeã olímpica no contrarrelógio (Pequim-2008/Londres-2012/Rio2016)
- Annemiek van Vleuten (Holanda): campeã olímpica no contra-relógio em Tóquio-2020.


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