Imagem da praia de Santa Monica e a arena virtual de vôlei de praia que seria instalada para os Los Angeles-2028 (Reprodução/Twitter)
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 arrumou uma bela dor de cabeça. Nesta terça-feira (8), foi confirmado que a cidade de Santa Monica não receberá as partidas de vôlei de praia das próximas Olímpiadas. O fato tem um poder simbólico enorme. Para usar uma analogia doméstica, seria a mesma coisa que o evento de vôlei de praia na Rio-2016 não ocorresse na praia de Copacabana. Foi em Santa Monica que o vôlei de praia nasceu e se desenvolveu como modalidade esportiva.
+ Siga o canal do blog Laguna Olímpico no whastapp
Mas quais foram os entraves principais nas negociações entre o comitê LA28 e o poder púbico de Santa Monica?
+ Acompanhe o blog Laguna Olímpico no Twitter, Facebook e Instagram
“Não há lugar melhor para sediar a competição olímpica de vôlei de praia do que Santa Monica, onde o esporte nasceu. Teríamos adorado ser uma cidade-sede em 2028”, afirmou a prefeita de Santa Monica, Lana Negrete, ao jornal Los Angeles Times.
Prejuízo enorme
Por trás das palavras doces, Negrete não revela explicitamente que receber as Olimpíadas em sua cidade deixaria as contas no vermelho. Ainda segundo o Los Angeles Times, um estudo feito no final do ano passado demonstrou que tornar Santa Monica sede do vôlei de praia geraria um prejuízo líquido de US$ 1,45 milhão. Em compensação, não sediar a competição poderá gerar US$ 10,65 milhões de lucro, graças ao status turístico da cidade.
Santa Monica ainda poderá lucrar com as Olimpíadas. Pode servir como base de aclimatação de equipes, centros de transmissão, locais de treinamentos e outras facilidades.
Leia também:
- Os 69 anos do bicampeonato olímpico de Adhemar Ferreira da Silva
- COB fecha novo patrocínio para o ciclo dos Jogos Los Angeles-2028
- Doping na Rússia: 12 banimentos encerram fraude no atletismo
- Boxe olímpico vive seu ‘Dia da Marmota’ com nova crise à vista
- Como a “guerra dos vistos” de Trump ameaça os Jogos de LA-2028
Plano original
A presença de Santa Monica como sede o vôlei de praia em Los Angeles-2028 esteve desde o projeto original de licitação da candidatura dos Jogos, feito em 2016. A imagem do píer histórico, com um estádio provisório com capacidade para 12 mil pessoas, foi uma das estratégias para convencer os integrantes do COI (Comitê Olímpico Internacional) a receber as Olimpíadas pela terceira vez. Antes, fora sede dos Jogos em 1932 e 1984.
Possíveis substitutas
Ainda sem confirmação oficial, circulam rumores de que Huntington Beach ou Long Beach poderiam sediar o vôlei de praia em LA-2028. De acordo com o Los Angeles Daily News, Hermosa Beach e Manhattan Beach têm tradição em receber eventos da modalide. No entanto, estariam vetadas por limitações logísticas.


Deixe um comentário