Flag Football Brasil Los Angeles-2028

A seleção brasileira feminina de flag footbal ficou em 13º no último Mundial (Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil)

Um dos novos esportes incluídos para as Olimpíadas de Los Angeles-2028 – ao lado do lacrosse, squash, críquete e beisebol/softbol – o flag football poderá contar com reforços de luxo em sua estreia olímpica. A versão mais soft do futebol americano sonha com a presença das estrelas da milionária e badalada NFL (liga profissional de futebol). 

Acompanhe o blog Laguna Olímpico no TwitterFacebook e Instagram 

Na última terça-feira (1º), durante a reunião anual da liga, realizada em Palm Beach (EUA), o presidente da NFL, Roger Goodell, afirmou que uma definição sobre a participação dos jogadores profissionais sairá até junho.

+ Siga o canal do blog Laguna Olímpico no whastapp 

“Ouvi diretamente de muitos jogadores. Eles querem participar e representar seu país, seja os Estados Unidos ou o país de onde vieram. Acho que é algo que continuaremos a discutir, não apenas com o sindicato, mas também com os clubes. Acho que ambas são coisas que provavelmente resolveremos em algum momento nos próximos 60 dias”, disse Goodell. 

Desejo antigo 

Em outubro de 2023, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a inclusão dos novos esportes para LA-2028. Desde então, houve uma movimentação da própria NFL de apoiar a chegada do flag football no programa olímpico. Para a entidade, a oportunidade é fundamental para o desenvolvimento do esporte. 

“Os Jogos Olímpicos são o auge do esporte internacional. Poder participar com times masculinos e femininos de flag football do mundo todo é significativo para nós”, afirmou Roger Goodell. 

Pelo menos dois atletas da NFL já manifestaram vontade de representar os Estados Unidos no flag football em Los Angeles. São eles o wide receiver do Miami Dolphins, Tyreek Hill, e o quarterback do Cincinnati Bengals, Joe Burrow. 

Leia também:

Como se joga? 

O flag football é uma versão sem contato (tackle) do futebol americano. Os atletas utilizam equipamentos mínimos de proteção e possuem cintos com bandeiras presos a eles. Os jogadores defensivos podem parar o atleta que carrega a bola arrancando uma de suas bandeiras. Nenhum contato é permitido. 

Confira outras regras do flg football: 

  • O jogo é disputado em um campo de 32 metros de largura e 64 metros de comprimento. Há uma end zone de 9 metros de comprimento em cada extremidade, onde os touchdowns podem ser marcados. 
  • São cinco atletas de cada lado. As partidas têm dois tempos. Geralmente, a duração é entre 10 e 25 minutos. A duração varia conforme a competição.
  • A posse de bola é definida no cara ou cora. O primeiro time a atacar começa a posse a 4,5 metros da end zone. Ele terá quatro tentativas para cruzar o meio de campo. 
  • A jogada é interrompida quando o time defensivo agarra com sucesso uma bandeira utilizada pelo atleta que carrega a bola. A próxima jogada começa nesta mesma posição. 
  • Se chegar à linha do meio-campo dentro das quatro tentativas, o time no ataque ganhará mais três jogadas. Essas três jogadas adicionais são para alcançar o touchdown. Um touchdown é alcançado quando um dos atletas tem a posse de bola dentro da end zone adversária.
  • Os times também podem chutar a bola para garantir que o rival comece a posse em uma parte menos vantajosa do campo.

Apoie o blog Laguna Olímpico. Clique no link e saiba como

Deixe um comentário

VOCÊ SABIA?

Bicampeão olímpico do salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva disputou os Jogos de Roma-1960, com tuberculose. Não conseguiu se classificar para a final

Atenas 2004 Atlanta 1996 Atletismo Barcelona 1992 Cidade do México 1968 COI COI (Comitê Olímpico Internacional) Estados Unidos Helsinque 1952 Londres 1948 Londres 2012 Los Angeles 1984 Los Angeles 2028 Melbourne 1956 Montreal 1976 Moscou 1980 Munique 1972 Paris 2024 Pequim 2008 Rio 2016 Roma 1960 Sydney 2000 Time Brasil Tóquio 1964 Tóquio 2020