Os Jogos de St. Moritz 1948 foram os primeiros a serem disputados após a Segunda Guerra (Crédito: Reprodução)
Atualizada em 22/01/2025
Tem uma brincadeira muito conhecida na internet chamada #tbt. Abreviatura para a expressão em inglês “throwback thursday”. Em português, seria algo como “quinta-feira da nostalgia”. No próximo dia 30 de janeiro teremos um #tbt olímpico. A primeira edição de Jogos Olímpicos após a Segunda Guerra Mundial começou há 77 anos. Foi a Olimpíada de Inverno de St. Moritz 1948.
Sempre que se conta a história das Olimpíadas, há um hábito de creditar aos Jogos de verão de Londres-1948 o marco para a retomada da festa olímpica. Na prática, porém, a volta ocorreu no começo de 1948. No dia 30 de janeiro de 1948, a cidade suíça de St. Moritz foi escolhida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para receber os Jogos. Era comum naquela época que as edições olímpicas dos Jogos de Verão e Inverno fossem disputdas no mesmo ano. Isso durou até 1992.
Para os suíços, receber a Olimpíada de 1948 nem foi mesmo um evento inédito. Vinte anos antes, St. Moritz foi a sede dos Jogos de 1928.
Poucos participantes
Como muitos países, especialmente na Europa, ainda tentavam se reconstruir após a guerra, os Jogos de Inverno de St. Moritz foram prestigiadas por apenas 28 nações. Um total de 668 atletas (591 homens e 77 mulheres) disputaram 22 eventos de nove modalidades esportivas.
Ao final da competição, no dia 8 de fevereiro, dois países dividiram a liderança. Noruega e Suécia terminaram com dez medalhas, sendo quatro de ouro. A anfitriã Suíça terminou com o mesmo número de medalhas, porém com uma dourada a menos.

Individualmente, o principal nome da primeira Olimpíada do pós-guerra foi o francês Henri Oreiller. Naquela edição, ele obteve três medalhas: duas de ouro e uma de bronze no esqui alpino. Ele venceu a prova do dowhill e o combinado, ficando em terceiro lugar no slalom.

